Resenha Histórica


 

Esta instituição foi constituída por alvará registado sob o n.º 661 em 24 de julho de 1967 e os Estatutos aprovados em 11 de maio de 1967, ao abrigo do artigo 23º e 25º dos Estatutos da ex-FNAT, atual INATEL, publicados em anexo ao Decreto n.º 37836 de 24 de maio de 1950, sendo denominado por Centro de Alegria no Trabalho (CAT).

Na sua génese esteve um grupo de pessoas, trabalhadores da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Abrantes, com o intuito de promover o associativismo mediante a criação de eventos recreativos, culturais e desportivos, bem como a comparticipação nas despesas com a saúde dos associados e seus descendentes menores em contrapartida do pagamento de uma quota.

No dia 26 de março de 1999 foi constituída a escritura pública passando a designar-se por Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes e foi publicado no Diário da República n.º 105/99 III série (Suplemento) de 6 de maio de 1999, adquirindo personalidade jurídica de pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos.

Deve referir-se que enquanto a primeira alteração decorre na linha da transição de FNAT para INATEL, a passagem para Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes foi uma alteração de conteúdo funcional e orgânico.

Em 27 de setembro de 2010, o Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes, foi reconhecido como pessoa coletiva de utilidade pública, através do registo lavrado pela inscrição n.º 63/10, a fls. 51 e 51 verso, do Livro n.º 13 das Associações de Solidariedade Social e considerou-se efetuado desde 12 de setembro de 2007.

 



Relatório de Gestão
e Contas


2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022

 

Missão


O Centro Social tem como objetivos principais, mediante a concessão de bens e prestação de serviços, o apoio a crianças e jovens; apoio à família; apoio à integração social e comunitária; proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência, ou de capacidade para o trabalho. Para a realização dos seus objetivos anteriores, o Centro Social propõe-se prosseguir de modo secundário outros fins não lucrativos que com aqueles sejam compatíveis.

Visão


Consolidar a identidade do Centro Social, afirmando-se como uma instituição de referência pela qualidade, fiabilidade, eficácia e eficiência dos serviços prestados. Contribuindo assim, para o crescimento do grau de satisfação das necessidades e expetativas dos associados e dos cidadãos/cliente relativamente às caraterísticas dos serviços.

Assumir-se como uma entidade promotora de desenvolvimento e realização dos indivíduos e da sociedade. Educar, estimular e potencializar o desenvolvimento de capacidades e competências desde a infância na valência da Creche e alargar este desenvolvimento pessoal para uma faixa etária superior, aos adultos, que integram a empresa de inserção através da especialização e profissionalização.

Assegurar o apoio profissional, administrativo e técnico ao Município, no domínio da gestão de recursos humanos através do Projeto Empresa de Inserção com o objetivo de criar, implementar e inspirar respostas e políticas sociais de excelência.

É ASSOCIADO?

Quer receber a nossa Newsletter?


    É ASSOCIADO?

    Quer receber a nossa Newsletter?